A expansão do negócio é sempre uma boa notícia para os gestores, pois significa que a empresa está crescendo, ganhando mercado e reconhecimento. Entretanto, em muitos casos de expansão a empresa ainda não está pronta para mudar a sede do local ou investir em ampliações, devido à falta de recursos. Separamos algumas dicas para otimizar a sua logística e continuar crescendo!

Comece com um bom planejamento de estoque

Antes de mais nada você deve avaliar se o planejamento de estoque está correto. Muitas empresas calculam mal a quantidade necessária de produtos e mantém o estoque lotado por muito tempo, impedindo que o espaço seja útil para outros fins e aumentando a necessidade de encontrar outros ambientes para armazenar novos produtos.

O ideal é usar um software de gestão ou planilhas bem construídas que fazem previsões de vendas mais assertivas, utilizando fórmulas estatísticas e dados de vendas passadas, dessa forma, o cálculo de estoque também será mais acurado e os produtos não ficarão por longos períodos parados no galpão.

Além disso, ao otimizar o armazenamento da empresa sem deixar produtos parados, aumenta o caixa disponível do negócio, facilitando a verba para a expansão física da empresa ou para realocar o recurso em outras áreas que precisam de investimentos imediatos.

Trabalhe o layout de forma otimizada

Agora que o planejamento de estoque está feito, você deve trabalhar na organização do layout do galpão de forma a criar um ambiente coordenado de acordo com a rotina de distribuição. O ideal é separar o espaço por ambientes, que podem ser subdivididos em produtos, rotatividade de saída, regiões de entrega ou tipo de entrega. Assim, você também poderá saber qual estrutura de armazenagem é ideal para cada espaço.

Aproveite espaços verticais

Uma dica muito importante para aumentar a capacidade do seu galpão é o uso de espaços verticais. Use prateleiras e blocos para criar pilhas maiores e aumentar o ambiente utilizável para armazenamento. Se seu galpão é grande, considere montar uma estrutura que utilize empilhadeiras, como porta pallets ou drive-ins.

Em casos de produtos grandes que possuem um peso leve, é ideal o uso de mini porta pallets, criando corredores de produtos. Essas estruturas permitem o uso mais vertical do galpão.

Adote essas ações para otimizar os resultados da sua gestão logística, aproveitando melhor não só o seu ambiente de armazenagem, mas também a capacidade produtiva da sua equipe. Além disso, a adoção destas técnicas pode ser um diferencial competitivo para o negócio, fazendo com que você se destaque no mercado e deixe os concorrentes para trás!

Quer saber como podemos te ajudar? A Soluções Porta Pallet conta com uma equipe profissionais para te auxiliar desde o projeto inicial até a montagem final. Fale com a gente!

 

Fonte de apoio: cobertex